Sindicato dos Bancários de Brasília
Passados 20 anos do início do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República, os trabalhadores e o povo brasileiro voltam à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, neste 1º de janeiro de 2023, para celebrar a retomada de sonhos e da esperança em um país para todos e todas, com distribuição da renda, justiça social e democracia.
O Sindicato montou a Tenda dos Bancários e das Bancárias no estacionamento do Teatro Nacional, próxima à sala Martins Pena, para ser um ponto de referências da categoria, servindo também à realização de atividades ao longo do dia.
“Além de celebrarmos o reencontro com a democracia, terreno possível às reivindicações, proteção e retomada de direitos, nossa presença na Esplanada direciona-se também a reivindicar a tomada de medidas urgentes que interditem de imediato o processo de desmonte dos bancos públicos. Apontamos como urgente colocar em suspeição e destacar grupo de trabalho para promover uma análise minuciosa dos atos que promoveram a entrega de ativos dos bancos públicos tanto na Caixa quanto no Banco do Brasil; arquivar as propostas que atinjam a jornada legal de trabalho da categoria; revogação das reformas Trabalhista e Previdenciária; e reparar as injustiças praticadas no BB e na Caixa contra os funcionários e funcionárias, por exemplo, nos casos de assédio moral e sexual na Caixa Econômica na gestação Pedro Guimarães, punindo todos culpados”, pontua o presidente do Sindicato, Kleytton Morais.
Kleytton destaca ainda a importância estratégica que os bancos públicos terão na retomada da economia com geração de emprego e renda: “Neste aspecto, o fortalecimento dos bancos públicos com a reorganização e recuperação de uma política de valorização dos empregados e funcionárias, promovendo uma gestão humanizada, não acintosa, intolerante às práticas de assédio sexual e de assédio moral como instrumento de gestão de resultados, é fundamental. É necessário rever as dotações de pessoal, acelerando a contratação de mais funcionários, possibilitando melhores condições de trabalho e atendimento à população”.
Roteiro da cerimônia de posse de Lula
13h45 às 14h30 – Chegada dos Chefes de Estado e de Governo. Anexo 1 do Senado
13h30 às 14h30 – Chegada das autoridades e convidados. Salão Branco
14h20 às 14h30 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos na Catedral Metropolitana de Brasília
14h30 – Saída do cortejo da Catedral rumo ao Congresso Nacional
14h40 – Chegada do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos no Congresso Nacional com receptivo dos Presidentes do Congresso Nacional e da Câmara dos Deputados
15h – Sessão Solene de Posse Presidencial: Abertura da Sessão Solene; Execução do Hino Nacional; Compromisso Constitucional; Leitura e assinatura do Termo de Posse do Presidente e do Vice-Presidente da República eleitos; Pronunciamento do Presidente da República; Pronunciamento do Presidente do Congresso Nacional; e Encerramento da Sessão Solene
15h50 – Deslocamento do Presidente e do Vice-Presidente da República para a sala de audiências da presidência do Senado
16h – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República da sala de audiências da Presidência do Senado em direção à área externa do Palácio
16h05 – Início da cerimônia externa de honras militares
16h20 – Saída do Presidente e do Vice-Presidente da República para o Palácio do Planalto
Festival do Futuro
Kleytton Morais, músico, bateristas e presidente do Sindicato dos Bancários – Foto: Divulgação
A diversidade cultural e de estilos musicais e poesias fica por conta de centenas de artistas do DF e de todo o país que embalarão o reencontro popular com a democracia, na posse do presidente Lula.
A partir das 10h, um cortejo com mais de 800 participantes e diversos blocos musicais promove a abertura da cerimônia. O Festival do Futuro abriga uma programação diversa e que se estenderá até a madrugada do dia 2.
“Na festa popular em que se transformará a posse do presidente Lula teremos a oportunidade também de participar enquanto artista, revela o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, músico, baterista, que no meio artístico é conhecido como Ytto Morais.
Ele fará parte da banda base que subirá ao palco Elza Soares das 11h às 12h30, dentro da programação do espetáculo “Brasília, Capital de Todos os Ritmos”, no Festival do Futuro, que contará com a participação de mais de 50 artistas da capital. Kleytton destaca ainda a alegria de compartilhar o palco com outros colegas bancários e poder alegrar com a música a todas e todos que estiverem na esplanada dos ministérios.
As apresentações no Festival do Futuro serão realizadas em dois horários: das 10h às 13h e a partir das 18h30. À tarde, o público poderá acompanhar a transmissão da posse de Lula em telões instalados na área do festival.