Alessandra Terribili
Desde quarta-feira (16), outdoors e front-lights destacando a defesa da gestão democrática podem ser vistos por todo o Distrito Federal. Trata-se da campanha Gestão Democrática: Eu Apoio, organizada pelo Sinpro-DF para reafirmar a importância de a comunidade participar do processo da gestão democrática.
O objetivo da campanha é envolver a categoria e toda a comunidade escolar na defesa da gestão democrática. Isso passa pela participação ativa nas eleições para equipes gestoras e conselhos escolares – votando, candidatando-se e impulsionando os debates sobre qual escola queremos, e como utilizar o espaço e os recursos escolares.
A participação de profissionais do magistério e assistência escolar, de estudantes, mães, pais e responsáveis é fundamental para a manutenção da gestão democrática e consequente melhoria da qualidade da educação.
A lei 4751/12, que estabelece a gestão democrática para as escolas públicas do DF, é resultado de muitas lutas e debates dos diversos segmentos que compõem as comunidades escolares. Conforme prevê a lei, após alteração recente, o governo deveria realizar neste mês de novembro o processo de escolha de novos gestores e gestoras e conselhos escolares. Mas, por falta de organização do GDF, o processo deve ser protelado para o próximo ano.