Da Redação
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) obteve 53% dos votos válidos frente a 47% de Jair Bolsonaro ((PL) na quarta rodada da pesquisa Genial/Quaest para o segundo turno das eleições presidenciais divulgada nesta quarta-feira (26/10). A vantagem de Lula passou de cinco pontos, na semana passada, para seis pontos, com placar de 48% a 42% a favor do petista.
A pesquisa foi feita após os ataques do ex-deputado Roberto Jefferson, apoiador de Bolsonaro, contra a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e os mais de 50 tiros e granadas contra policiais federais no último fim de semana, em sua casa, em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro, episódio que chocou os brasileiros pela truculência de um criminoso em prisão domiciliar armado.
A avaliação negativa do governo Bolsonaro teve leve aumento de uma semana para outra, dentro da margem de erro, entre as mulheres, passando para 42%. Entre os homens, manteve-se estável, em 37%. Descontando a possível abstenção no segundo turno, a vantagem de Lula ficou menor, 52,1%, contra 47,9% de Bolsonaro. Na semana passada. O placar a favor do petista era de 52,8% a 47,2%.
Foram realizadas duas mil entrevistas presenciais em 26 estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. O levantamento foi feito de 23 a 25 de outubro e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00470/2022.