Da Redação
Com 93,46% das urnas apuradas em todo o Brasil, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) passa na frente do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula aparece com quase 48% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro aparece com 43,96%
A expectativa é de que a eleição para a Presidência da República seja decidida no segundo turno, no dia 30 de outubro.
Governador do DF
Ibaneis Rocha (MDB) é reeleito governador do Distrito Federal, neste domingo (2/10). Ibaneis é o 2º governador do DF a conquistar a reeleição, apenas Joaquim Roriz conseguiu o segundo mandato à frente do GDF.
Filiado ao MDB desde 2017, Ibaneis que tem como vice a deputada federal Celina Leão (PP) foi reeleito com 50,30% dos votos válidos. Leandro Grass candidato da Federação PT-PV-PCdoB obteve 26,25% dos votos. Além de Ibaneis e Leandro Grass, também concorreram ao Governo do Distrito Federal outros 9 candidatos: Coronel Moreno (PTB), Izalci (PSDB), Keka Bagno (PSol), Leila do Vôlei (PDT), Lucas Salles (DC), Paulo Octávio (PSD), Robson (PSTU) e Teodoro da Cruz Téo (PCB). Renan Arruda (PCO) teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.
Senado
Já na disputa por uma vaga ao Senado no DF, a Ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos) foi eleita senadora neste domingo (2/10), para mandato de oito anos. Até 2030 ela representará o DF no Congresso Nacional.
Flávia Arruda (PL) ocupou o segundo lugar com 27,05% dos votos válidos e Rosilene Corrêa da Federação PT-PV-PCdoB ficou em terceiro com 22,42%.
Damares vai ocupar a vaga que hoje é de José Antonio Reguffe – que conclui o mandato de oito anos no fim de 2022. O suplente de Damares é o presidente do diretório regional do União Brasil no DF, Manoel Arruda.
Com informações do Metrópoles.