Da Redação
Fátima Sousa é a única candidata da Universidade de Brasília (UnB) na disputa à Câmara Federal neste ano. Ela se diz esperançosa com a possibilidade de representar a comunidade universitária (professores, alunos, ex-alunos e familiares) na Câmara dos Deputados, estimada em 58 mil eleitores. “Espero que entendam a importância de ter uma representante no Parlamento”, diz a concorrente do PSol, número 5050.
Paraibana e filha de empregada doméstica, Fátima foi a única dos cinco irmãos a concluir um curso superior. “Sou produto da democracia. Sou enfermeira sanitarista e defendendo os valores civilizados do nosso País e do DF”, disse a candidata ao se apresentar aos telespectadores da TV Comunitária, quarta-feira (28), no programa Brasília Capital Notícias – Eleições 2022, uma parceria da emissora com o Brasília Capital e o blog do Chico Sant’Anna.
Educação no Brasil
“O Brasil que nós vamos receber não será fácil de reconstruir. Defendo as universidades públicas e a educação no sentido mais amplo. Meu mandato estará à disposição da população, nas agendas que historicamente eu sempre defendi na saúde, na educação e na ciência e tecnologia. Vamos criar bancada do livro, do SUS, da ciência e tecnologia para defender os direitos humanos e a dignidade das pessoas que moram no Distrito Federal. Quero representar meu povo. Meu mandato será descentralizado”.
Saúde Pública
“A saúde não funciona na capital da República. O DF ainda não implantou o Sistema Único de Saúde (SUS) no sentido pleno. Ibaneis prometeu, em 2018, que não iria privatizar a Saúde. Assinou um termo de compromisso com o Sindicato da Saúde. Mas foi a primeira coisa que ele fez. Defendo um sistema único de saúde universal, de qualidade para todos. A criação do IGES-DF abriu as porteiras para a privatização no DF. Após os seus malfeitos, acho que Ibaneis tem muita coragem de pedir mais quatro anos para governar nossa cidade. Como deputada, vou fazer gestão para que o DF tenha recursos para voltar o Saúde em Casa, para o sistema público estar na casa das pessoas, prevenindo e promovendo a saúde”.