Pesquisa Veritá – Foto: Divulgação
Da Redação
Vai ter segundo turno na disputa pelo Palácio do Buriti. É o que aponta pesquisa do Instituto Veritá, feita de 21 a 25 de setembro, com 1221 entrevistas. Ibaneis Rocha (MDB) tem 43% das intenções de voto estimuladas, contra 45,1% da soma dos demais concorrentes.
Segundo a legislação eleitoral, para ganhar em primeiro turno é necessário ter a metade mais um dos votos válidos. Pelo Veritá, a soma dos demais concorrentes dá 45,1%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Registrada no TSE sob o número BR-04861/2022, a pesquisa indica que Leandro Grass (PV) será o adversário de Ibaneis na segunda rodada da disputa, no dia 30 de outubro. Paulo Octávio (PSD) aparece em terceiro, com 8,2%, e Leila do Vôlei (PDT) está em quarto lugar, com 7,6%.
A surpresa é o quinto colocado: Coronel Moreno (PTB) tem 5,1%, ultrapassando o senador Izalci Lucas (PSDB), que tem apenas 3,2%. Keka Bagno (PSol) foi lembrada por 1,7 dos entrevistados, Renan Arruda (PCO) por 0,9%, Lucas Sales (DC) por 0,3% e Teodoro da Cruz (PCB) por 0,2%. Outros 7,1% disseram não saber em quem votar ou não responderam. Brancos e nulos são 4,5%.
Senado
A eleição para o Senado sofreu uma reviravolta. A uma semana do pleito, Damares Alves (Republicanos) ultrapassou a deputada Flávia Arruda (PL). A ex-ministra da Mulher, da Família e Direitos Humanos atingiu os 29,6, contra 25,2% da adversária.
Quem continua crescendo, embora ainda pontue abaixo das concorrentes, é a professora Rosilene Corrêa (PT), que chegou a 17,6% dos votos na pesquisa estimulada.