Caroline Romeiro (*)
Uma das grandes pautas da Nutrição no Brasil na atualidade é a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), definida como a realização do direito de todo cidadão ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais.
O cumprimento da segurança alimentar e nutricional tem como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam social, econômica e ambientalmente sustentáveis.
No Brasil, nos anos de 2019 a 2021, três em cada dez brasileiros estavam em situação de insegurança alimentar, e 15,4 milhões de pessoas estavam em situação de insegurança grave, ou seja, em situação de fome.
E o que isso tem a ver com as eleições? A alimentação suficiente e de qualidade precisa fazer parte das propostas dos candidatos, pois esse é um problema que impede que outras questões sociais sejam resolvidas.
A alimentação é pilar para a saúde, e os determinantes sociais são fundamentais para garantia da saúde que perpassa a alimentação de qualidade.
Essa questão precisa ser discutida. Não podemos fechar os olhos para o que está acontecendo no Brasil: Nós voltamos para o mapa mundial da fome, e precisamos sair dele o mais rápido possível.
E isto passará pelo nome dos candidatos que elegeremos no próximo dia 2 de outubro.
(*) Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 1ª Região
Instagram: @carolromeiro_nutricionista