Caroline Romeiro (*)
Agosto chegou, e com ele o tempo quente e seco. Na verdade, a umidade relativa do ar já vinha baixa desde julho. Afinal, já são mais de 80 dias sem chuva no Distrito Federal. Porém, nos últimos dias a temperatura esquentou. Agora, a atenção com a ingestão de água deve ser redobrada.
Falo isso porque a perda de água corporal geralmente se dá pela produção de urina, suor e pela perda imperceptível de água, que aumenta nesse período. Dores de cabeça, boca seca, pele seca e até o intestino mais preso são sinais de que você está bebendo pouca água.
A recomendação de água para mulheres gira em torno de 2,7 litros por dia, e, para homens, 3,7 litros. Além da água, outros líquidos, como sucos (naturais), água de coco e chás podem fazer parte dessa hidratação.
Mas, pelo menos 80% do total precisa ser de água pura mesmo. Isso porque a água não tem calorias e açúcar embutido, como ocorre com outras bebidas.
E se você está precisando emagrecer, saiba que esse processo depende também da sua hidratação. Afinal, para perder gordura o corpo precisa eliminar algumas substâncias derivadas do metabolismo. E a produção de urina ajuda no processo.
A água também ajuda na saciedade e mantém todo o seu organismo mais ativo. Não há vida sem água. Por isso, valorize a sua hidratação! Avalie a cor da urina. Se ela estiver mais amarela, você está precisando beber mais água. A sede, inclusive, é sinal de que seu corpo está desidratado.
Quer ter mais saúde? Beba água! Essa é a dica para esta semana!
(*) Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 1ª Região
Instagram: @carolromeiro_nutricionista