Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil

Pacheco condena violência política e chama candidatos à responsabilidade

  • Redação
  • 12/07/2022
  • 11:56

Compartilhe:

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: Pedro Gontijo/Agência Senado

Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

Da Redação

A violência política foi condenada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), nessa segunda-feira (11/7), por motivo do assassinato do guarda municipal e tesoureiro do Partido dos Trabalhadores em Foz do Iguaçu (PR), Marcelo Aloizio de Arruda, no último sábado (9/7). Ao manifestar seus sentimentos pela “barbaridade” ocorrida naquela cidade, o parlamentar chamou atenção para a responsabilidade dos líderes políticos. Ele se referiu diretamente aos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, e cobrou tanto consciência dos cidadãos quanto um trabalho eficiente das forças de segurança.

— São cenas repugnantes, chocantes, infelizmente, expressão pura do momento político de muito ódio e de muita intolerância. As pessoas estão matando umas às outras por motivo ideológico, motivo político. Isso é inaceitável — condenou Pacheco em entrevista coletiva.

O presidente do Senado classificou como fundamental para o país uma campanha eleitoral baseada na discussão de ideias e propostas, e salientou que a polícia, o Ministério Público e o Judiciário não podem menosprezar intimidações, constrangimentos e ameaças. Rodrigo Pacheco avaliou positivamente as proposições com o objetivo de aumentar as penas para crimes com motivação política, mas “isso não recupera o que já se perdeu até aqui”.

Em sua opinião, Lula e Bolsonaro devem repudiar qualquer ato de violência na campanha, de modo a conduzir o país a um ambiente de pacificação.

— É isso que a sociedade e as instituições esperam de um processo eleitoral legítimo. Então, a manifestação desses grandes líderes políticos no sentido de que repudiam esses apoiadores que levam para o campo da violência, da ameaça, do constrangimento é um bom serviço que cada um deles fará para democracia do Brasil — afirmou.

Pacheco também avaliou que os recentes episódios de violência precisam exigem reforço da segurança dos candidatos em campanha e o enfrentamento de manifestações de ódio e constrangimento.

Reunião com Lula e bancada do PT

Rodrigo Pacheco também confirmou a realização, nesta semana, de reunião com a bancada do PT no Senado e o ex-presidente Lula. Ele disse que o encontro é “muito natural”.

— Eu recebo qualquer bancada do Senado Federal ou qualquer pré-candidato de qualquer dessas bancadas. Ainda mais um ex-presidente da República, ou qualquer ex-presidente da República que queira se encontrar com o presidente do Senado Federal. É minha obrigação.

Com informações da Agência Senado.

Leia mais em Brasília Capital

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Carnaval com saúde

José Matos

Umbanda: religião brasileira e cristã – II

Júlio Miragaya

O chororô da Unidos da Papuda

Tersandro Vilela

Lula defende Sul Global na regulação tecnológica

Júlio Pontes

Lula virou samba e pode pagar caro por isso?

Últimas Notícias

Agenda cheia no DF: música, humor e feijoada agitam o fim de semana

20 de fevereiro de 2026

Brasil mira Índia para turbinar produção de remédios e tecnologia no SUS

20 de fevereiro de 2026

Desemprego no DF atinge menor nível desde 2012

20 de fevereiro de 2026

Carro é esmagado em batida tripla no Eixinho Sul; dois ficam feridos

20 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.