Orlando Pontes
As principais lideranças do Partido Republicanos no Distrito Federal não estão convencidas da viabilidade da candidatura ao Senado da ex-ministra da Mulher, Damares Alves. “Este é um problema do senhor Jair Messias Bolsonaro”, despista um cacique da legenda. O objetivo na chapa majoritária, segundo uma liderança ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, é indicar o vice de Ibaneis Rocha (MDB), desbancando Paco Britto (Avante), atual ocupante do cargo.
O Republicanos lançará nove candidatos a deputado federal e 25 a distrital. Júlio César Ribeiro garante que tentará a reeleição para federal, assim como Rodrigo Delmasso e Martins Machado são candidatos a permanecer na Câmara Legislativa. Ribeiro e Martins são ligados à Igreja Universal e Delmasso à Sara Nossa Terra. Praticamente toda a nominata da legenda tem vínculos com o movimento evangélico.
Entre os concorrentes à Câmara Legislativa aparecem nomes como Marcelo Trator, do Lago Norte; Tody Moreno, de Águas Claras; e Salve Jorge, do Paranoá. Morador do Guará, Delmasso terá pelo menos dois ex-administradores regionais disputando votos na cidade: Alírio Neto (MDB) e Vânia Gurgel (Agir). O distrital se diz traído por Vânia. Ele a indicou para o cargo no início do governo Ibaneis e agora, pelo Agir, ela pode ajudar a reeleger Jaqueline Silva, que tem base eleitoral no Gama e em Santa Maria.
Delmasso sofre ainda com especulações dentro da Sara Nossa Terra de que o Bispo Lucas Cunha, genro do chefe da igreja, Robson Rodovalho, seria candidato a distrital. “Isto é intriga da oposição. A Sara Nossa Terra está unida e o único candidato sou eu. Se o Bispo Lucas fosse candidato, por uma questão de hierarquia, eu retiraria meu nome, pois ele é meu líder. Eu sou apenas um pastor auxiliar”, afirma Delmasso.
A reportagem do Brasília Capital não conseguiu contato com o Bispo Lucas Cunha nem com Martins Machado. O distrital está com reinfecção de covid-19 e cumpre quarentena isolado em casa. Sua assessoria informou que ele está tossindo muito. Na primeira vez que teve a doença, Martins Machado chegou a ser entubado.