Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Geral

Professores ampliam estratégia de luta

  • Sindicato dos Professores do DF
  • 01/06/2022
  • 16:48

Compartilhe:

Foto: Sinpro-DF

Foto: Sinpro/DF

Sinpro-DF

Indice
Congresso da EducaçãoCaminho para as conquistasCalendário de Lutas

A assembleia geral dos professores, realizada nesta quarta-feira (1º) apontou para o fortalecimento do processo de negociação. Para intensificar a pressão da categoria junto ao governo, algumas estratégias foram definidas. Embora o GDF esteja dando sequência à negociação, as principais reivindicações da categoria ainda não foram atendidas. Portanto, a mobilização continua muito necessária!

O Sinpro deve acionar o Ministério Público do DF (MPDFT) para denunciar as condições inadequadas que a educação pública vem enfrentado: quantidade excessiva de professores (as) temporários (as); vagas insuficientes para orientadores (as) educacionais no concurso público previsto para o Magistério; superlotação de salas de aula; ausência de política verdadeiramente inclusiva para estudantes com deficiência; e número reduzido de monitores (as).

É fundamental aumentar a oferta de vagas no próximo concurso público. Vale lembrar que a ação coletiva movida pelo Sinpro, assim como as provocações feitas ao MPDFT, foram muito importantes para garantir que o GDF saísse da ilegalidade e pagasse a sexta parcela do reajuste implementado a partir de 2013.

Outra tática importante, encaminhada pelo Sinpro, está em andamento: foi enviado à Câmara Legislativa (CLDF) um projeto de lei que prevê, para a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2023, mais de R$ 166 milhões para os servidores e servidoras da Carreira Magistério Público do DF.

A assembleia também decidiu que categoria iniciará a campanha Fora Ibaneis e todos os inimigos da educação – o que inclui Bolsonaro e sua equipe de destruição. Com essa campanha, vamos dialogar com a sociedade sobre o sucateamento da educação e dos demais serviços públicos.

Congresso da Educação

Para fortalecer a mobilização em torno a todas essas pautas, o 12º Congresso da Educação será uma ferramenta de elaboração, debate, mobilização e definição de estratégias de luta. A data definida pela assembleia para o congresso é de 7 a 9 de julho.

Nova assembleia poderá ser convocada pela diretoria do Sinpro a qualquer momento, caso seja necessário, diante das estratégias abertas. Os debates nas escolas devem continuar e se intensificar, e a construção do Congresso contribuirá muito para isso.

Caminho para as conquistas

Desde o início de 2022, foi a pressão da categoria que determinou as conquistas que se consolidaram. A mesa de negociação com o GDF foi restabelecida por conta da mobilização de professores na assembleia que abriu o ano, em fevereiro, reunindo mais de 8 mil educadores.

Calendário de Lutas

– Formalização de denúncia junto ao MPDFT quanto às condições da rede pública de ensino do DF.

– Acompanhamento da tramitação e votação da LDO na Câmara Legislativa.

Leia mais em Brasília Capital

Compartilhe essa notícia:

Picture of Sindicato dos Professores do DF

Sindicato dos Professores do DF

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

A grandeza das cidades médias brasileiras

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Você precisa saber o que é desincompatibilização

Últimas Notícias

Drama premiado e aventuras: as estreias da semana no cinema e nos streamings

12 de janeiro de 2026

Luziânia terá base aérea policial para atender ocorrências do Entorno

12 de janeiro de 2026

Corrida de Reis abre inscrições com 20 mil vagas no DF

12 de janeiro de 2026

Quase 2 mil presos não retornam às cadeias após “saidinha” de Natal

12 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.