Da Redação
A obra do Túnel de Taguatinga começou a receber nessa segunda-feira (23) a colocação das placas cimentícias nas paredes laterais das passagens subterrâneas Norte e Sul. Além da estética, o revestimento promete melhorar a acústica do trajeto e a ventilação.
“É um material que resiste às intempéries do tempo, recebendo bem tanto calor quanto chuva, além de ser ignífugo, ou seja, não pegar fogo”, informa Carlos Bukowski, engenheiro civil e um dos sócios da NTC Construções, que é responsável pelo serviço.
No total, serão aproximadamente 20 mil metros quadrados de revestimento dos dois lados das galerias, o corresponde a cerca de 7 mil peças utilizadas, tendo uma média de 4 mil metros quadrados assentados por mês. “Essa é uma estimativa que vai depender da evolução da obra”, calcula o engenheiro da NTC, “mas pode aumentar a produção com mais pessoal”, complementa. Atualmente, uma dezena de operários trabalham nesta fase dos serviços.
Já chegaram ao canteiro de obras cerca de 7 mil metros quadrados de placas, procedentes da cidade paulista de Capivari. Cada peça mede 1,2 m por 2,4 m e é fixada mecanicamente com parafusos. A previsão é que sejam usados 500 mil parafusos para pregar todo esse material nas quatro paredes dos dois túneis.
“Sem dúvida, é mais um avanço importante dessa grande obra que é a construção do Túnel de Taguatinga; já temos o modelo da paginação que será usado no local”, afirma o engenheiro civil da Secretaria de Obras e Infraestrutura do DF, Antônio Carlos Ribeiro Silva. “A cada etapa vai surgindo uma alteração que contribui para a evolução da obra”, finaliza.
Com informações da Agência Brasília.