Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Política

Entrevista Keka Bagno

  • Redação
  • 07/04/2022
  • 12:26

Compartilhe:

Candidata do PSol quer união com Lula já no 1º turno

José Silva Jr

Indice
Candidata do PSol quer união com Lula já no 1º turnoDesafio é vencer o machismoJuventude, cultura e esporte serão prioridadesÀ queima-roupa

A candidata do Psol ao Palácio do Buriti, Keka Bagno, defende a união dos partidos de esquerda contra o atual presidente da República já no primeiro turno. “Estamos vivendo o pior cenário da política desde a redemocratização. É fundamental derrotar o bolsonarismo, mas sem esquecer nossos princípios. É fundamental dialogar com a maior oposição a Bolsonaro, que é o ex-presidente Lula”. Keka também elogia a federação entre seu partido e a Rede sustentabilidade e concorda com senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que declarou apoio à pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto.

Desafio é vencer o machismo

O maior desafio da pré-candidata do PSol ao Governo do Distrito Federal não é “só” convencer o eleitor a votar nela. Mas, sim, fazer a população brasiliense acreditar em sua candidatura, vítima de um machismo impregnado na política do País de um modo geral.

O que fundamenta a sua tese é que, mesmo com mais de dez anos de militância política – incluindo uma candidatura a vice-governadora nas eleições passadas –, Keka ainda ouve perguntas do tipo “sua candidatura é para valer?” ou “você está pronta, pois é muito jovem?”.

A ex-moradora do Setor Leste do Gama reclama que as mesmas indagações não são dirigidas a outros pré-candidatos tão jovens quanto ela, como Rafael Parente (PSB) e Leandro Grass (PV), que têm praticamente a sua idade (ela está com 33 anos).

“Por que eu não estou pronta? Atuo na ponta há mais de dez anos. Conheço os territórios. Fui candidata em 2018 a vice-governadora. O que de fato me falta? A gente (as mulheres) incomoda. Isso é machismo. Não vejo perguntando isso para nenhum homem. Ninguém fala que eles são jovens”, compara.

Juventude, cultura e esporte serão prioridades

Diferentemente de Izalci Lucas (PSDB), que, no programa anterior disse que sua primeira decisão no campo da Saúde seria acabar com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), a candidata defende um fortalecimento das unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Básica de Saúde (UBSs).

Além disso, retomaria um programa que foi e é carro-chefe nos cases de sucesso do PSol, o Saúde da Família, lançado durante o governo de Cristovam Buarque pela então secretária de Saúde Maria José da Conceição, a Maninha. “Vamos retomar o Saúde da Família em nosso governo”, disse ela, para depois se corrigir: “Na verdade, nunca foi extinto”.

Para Keka, fortalecendo esse atendimento descentralizado, o governo atenderá mais pessoas carentes que não conseguem se deslocar até o hospital. “Tem de ser fortalecido, nas UPAs e UBSs, que atendem as cidades. Para a pessoa se deslocar ao Hospital de Base gasta R$ 20 de passagem. Como que uma pessoa de baixa renda consegue ir hoje ao HBB, que é de referência, gastando 20 reais?”, questiona. 

“Não podemos pensar na saúde em processo de adoecimento. Mas em processo sistêmico, preventivo”, acrescentou.

Caso eleita, terá outras prioridades além da Saúde Pública. A juventude vai merecer uma atenção especial. “Vamos implantar o programa Primeiro Emprego, com cursos de profissionalização e valorização da cultura. Cultura é vida. Esporte é vida. Isso vai resultar na emancipação dos jovens”, aposta.

À queima-roupa

Keka do PSol – como faz questão de frisar como seu nome de guerra – foi a entrevistada, terça-feira (5) do programa Brasília Capital Notícias – Eleições 2022, parceria do jornal Brasília Capital com a TV Comunitária (canal 12 da Net) e o blog do Chico Sant’Anna, conduzido pelos jornalistas Paulo Miranda e Orlando Pontes.

A sabatina de 30 minutos pode ser vista pelo canal da TV Comunitária no YouTube. Com fisionomia de uma jovem, mas a segurança na fala de uma mulher experiente, Keka Bagno não se furtou em responder às perguntas à queima-roupa sobre suas propostas para o DF caso eleita.

Assista à integra da entrevista:

https://www.youtube.com/watch?v=Sq-20aX111s

Leia mais em Brasília Capital

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Geraldo Azevedo leva 5 mil pessoas a Olhos d’Água

Caroline Romeiro

Cuidado com as bebidas “zero açúcar”

José Matos

Anjos e demônios

Júlio Miragaya

A verdade sobre taxas de inflação e de juros no Brasil

Tesandro Vilela

Projeto de governança de IA vai ao Congresso

Júlio Pontes

Ibaneis quer se livrar do “lixo” Centrad

Últimas Notícias

SP rompe com Enel após apagão histórico

16 de dezembro de 2025

Heloísa Helena volta ao Congresso e cobra CPI do Master

16 de dezembro de 2025

Ibaneis quer se livrar do “lixo” Centrad

16 de dezembro de 2025

Quaest: Lula lidera todos os cenários de 2º turno para 2026

16 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.