Da Redação
O projeto Literatura na Música Popular Brasileira, idealizado pelo artista Adriano Rocha, terá duas apresentações neste fim de semana, ambas abertas ao público geral. No sábado (2), às 20h30, será no Espaço La Dilla, na praça central da Comunidade Rua do Mato (Fercal). No domingo (3), o grupo leva o projeto para a feira permanente do Engenho Velho, também na Fercal, às 10h.
O Literatura na MPB tem movimentado escolas públicas de Sobradinho, Sobradinho 2 e Planaltina. Alunos aventuram-se com suas bandas, pedem a palavra e se reúnem para ouvir o músico – que se apresenta acompanhado de José Cabrera (teclados), Deth Santos (bateria) e Gean Carlos (baixo). O interesse é tanto que professores e coordenadores de outras escolas têm solicitado a apresentação.
Para o projeto realizado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), Adriano selecionou um repertório inspirado na literatura – livros, poemas e fragmentos. Os estudantes recebem o programa com a letra e a história de cada composição. Entre os textos musicados estão: “Funeral de um lavrador”, de João Cabral de Melo Neto, e “Réquiem para Matraga”, música de Geraldo Vandré inspirada em Sagarana, de João Guimarães Rosa.