Ele traz informações obrigatórias e outras opcionais, mas todas elas importantes para o consumidor
Caroline Romeiro (*)
Os rótulos dos produtos expostos nas prateleiras dos supermercados servem para informar ao consumidor sobre data de fabricação, data de validade, ingredientes, lote, quantidade… Enfim, são muitas informações obrigatórias e outras opcionais, mas importantes para o consumidor.
Informação é um direito fundamental, pois a partir dela o consumidor consegue fazer a melhor escolha para o seu caso. Tem quem escolha por marca, outros por preço, outros por sabor e, claro, tem os que escolhem pelas características nutricionais.
A rotulagem nutricional é obrigatória no Brasil desde 2011. Atualmente, estamos aguardando a mudança que acontecerá na rotulagem frontal para alertar a população quando o alimento for rico em sódio, gordura ou açúcar.
Para os que querem fazer escolhas melhores, pensando na qualidade nutricional do alimento, é importante verificar dois pontos no rótulo: o primeiro, que eu julgo mais importante, é ler a lista de ingredientes. Nela encontramos a ordem dos ingredientes descrita em ordem decrescente. Ou seja, o primeiro ingrediente da lista é o que está em maior quantidade naquele produto.
O outro ponto importante é a tabela nutricional, que mostra a quantidade de alguns nutrientes presentes numa determinada porção. Nas próximas edições, detalharemos o que é que você precisa estar atento na lista de ingredientes e na tabela nutricional. Mas, a partir de hoje, passe a perceber esses dois itens, e depois esteja atento às minhas dicas aqui no jornal!
(*) Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas 1ª Região
Instagram: @carolromeiro_nutricionista