Governador de Goiás em dois mandatos (1983-1986 e 1991-1994) e político histórico, Iris Rezende (MDB) morreu no início da madrugada desta terça-feira (9), aos 87 anos, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria do político.
Ele estava em tratamento contra um AVC (Acidente Vascular Cerebral (AVC) desde o dia 6 de agosto. No mesmo mês, foi transferido de Goiânia para a capital paulista para ser tratado com a cardiologista intensivista Ludhmila Hajjar. No sábado (6) foi intubado por causa de uma infecção. As informações são da Folha de S.Paulo.
O corpo será velado no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. O enterro será no cemitério Santana, também na capital de Goiás, às 17h desta terça.
Marília Mendonça
Advogado e agropecuarista, Rezende nasceu em Cristianópolis, cidade de três mil habitantes ao lado da capital goiana e terra natal também da cantora Marília Mendonça, morta aos 26 anos em acidente de avião na sexta-feira (5).
Ele começou a carreira política como vereador de Goiânia, em 1959. Foi prefeito da capital de 1966 a 1969, quando foi cassado pela ditadura militar, de 2005 a 2010 (dois mandatos) e de 2017 a 2020.
Além de governador de Goiás, foi senador, deputado estadual e ministro nos governos Sarney (Agricultura) e Fernando Henrique Cardoso (Justiça).
Nota de pesar
Em nota, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), lamentou a morte de Iris Rezende. Leia a íntegra:
“O Brasil perde um político que sempre procurou estar ao lado do povo mais humilde. Íris Rezende foi um exemplo para todos. Marcou sua trajetória com grandes realizações, mas principalmente como exemplo de homem público.
O MDB, especialmente, perde um de seus mais queridos quadros, mas manterá seu legado de político honesto, comprometido com as causas populares e grande capacidade administrativa.
Ao povo de Goiás, aos familiares e amigos, meu sincero pesar pela perda desse grande brasileiro. Que Deus console a todos.
Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal“