A historiadora e professora Maria das Graças Costa é a nova presidente do Departamento Intersindical de Apoio Parlamentar (Diap). Servidora pública municipal em Quixadá (CE), ela assume no lugar de Celso Napolitano.
Não houve disputa. O cargo estava vago. Napolitano abriu mão da recondução. A dirigente sindical da CUT nacional e vice-presidente do Diap foi eleita por unanimidade na assembleia de 28 de outubro, Dia do Servidor Público.
Graça Costa é a primeira mulher a assumir o principal cargo do órgão técnico fundado em 1983 para acompanhar os poderes da República, em particular o Congresso Nacional. “O Diap é muito importante para o movimento sindical, pelo trabalho reconhecido por todos há mais de três décadas”, disse.
Trajetória
Cearense de Quixadá, Graça Costa é secretária de Organização e Política Sindical da CUT nacional, que faz a ponte entre a central e as instituições e poderes da República.
Graça Costa presidiu o Sindsep de Quixadá (1994-2001) por dois mandatos e foi tesoureira do sindicato de 2004 a 2008. Também atuou na Confetam-CUT (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal); presidiu a confederação por dois mandatos foi tesoureira da entidade geral.
“Assumo a direção do Diap num cenário econômico, político e sindical muito complexo. Mas aceito o desafio. Vamos enfrentar todos os problemas, a começar pela Reforma Trabalhista porque passa o Diap”, afirmou.