Convenção simultânea do DEM e do PSL realizada na quarta-feira (7) em Brasília aprovou a fusão das duas legendas para criação do União Brasil. O novo partido, se obtiver o aval do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será o maior do País.
Capilarizado
A legenda nasce com ramificações em todos os estados. São 545 prefeitos (458 do DEM e 87 do PSL), 5 governos estaduais (2 do DEM e 3 do PSL), 8 senadores (6 do DEM e 2 do PSL), e 82 deputados federais (28 do DEM e 54 do PSL).
Divisão
O União Brasil será presidido pelo deputado Luciano Bivar (PSL-PE) e terá como secretário-geral o atual presidente do DEM, ACM Neto (BA). São três pré-candidatos a presidente da República: os demistas Rodrigo Pacheco (MG) e Henrique Mandetta (MS) e o apresentador de TV José Luiz Datena (PSL-SP).
Cosme e Damião
Durante o evento no Centro de Convenções, chamou a atenção a presença do presidente do PSDB no DF, senador Izalci Lucas, sempre ao lado do comandante local do DEM, ex-deputado Alberto Fraga (foto).
Terceira via
Izalci tenta aproximação com o novo partido para também pavimentar uma terceira via no Distrito Federal. Ele será candidato ao Buriti em 2022 pelo PSDB – ao que tudo indica. Durante o evento, aproveitou para formalizar a sinalização de que gostaria do apoio do União em Brasília.