O Tribunal de Contas do Distrito Federal determinou que a Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES/DF) apresente esclarecimentos acerca de suposta situação precária no Hospital Regional do Gama (HRG) com possíveis inadequação das estruturas físicas e sobrecarga de trabalho para os profissionais de saúde.
Na sessão plenária dessa quarta-feira, dia 22 de setembro, o TCDF acolheu uma representação protocolada pelo Ministério Público junto ao TCDF – MPjTCDF, que traz uma denúncia feita pelo Sindicato dos Médicos do Distrito Federal. Segundo o documento, SindMédico relatou que, durante vistoria realizada na Clínica Médica do Pronto Socorro Adulto do HRG, no dia 4 de agosto deste ano, foram encontradas supostas irregularidades nos serviços de urgência e emergência da unidade.
Entre as falhas apontadas pela entidade estão a insuficiência de médicos e a falta de materiais e de equipamentos básicos, como monitores multiparamétricos em número suficiente para todos os leitos da sala vermelha. O sindicato ainda denunciou uma possível deficiência na prestação de assistência a pacientes internados e supostos problemas na estrutura física do hospital, o que poderia contribuir para uma contaminação cruzada de pacientes.
De acordo com a decisão do Tribunal de Contas do DF, a SES/DF tem o prazo de 10 dias para se manifestar sobre os pontos levantados na representação.