A Copa Libertadores da América pode virar uma Copa do Brasil na próxima fase. Há uma possibilidade real de os quatro semifinalistas serem brasileiros. Pelo menos um representante do Brasil já é certo, já que São Paulo e Palmeiras decidirão a vaga na próxima semana, após empatarem em 1 a 1 no jogo de ida.
Outros dois brasileiros saíram em vantagem no jogo de ida das quartas-de-finais. O Flamengo goleou o Olímpia por 4 a 1, fora de casa, e pode até perder por três gols de diferença que mesmo assim estará classificado. O Atlético-MG também jogou fora de casa contra o River Plate e venceu por 1 a 0.
Quem mais tem chances de evitar uma semifinal 100% brasileira é o Barcelona de Guayaquil, que empatou com o Fluminense, no Maracanã. O tricolor carioca agora precisa da vitória no Equador ou de um empate por três gols ou mais. Outro 2 a 2 leva a disputa para os pênaltis. Caso avance, o Flu provavelmente enfrentará o rival rubro-negro. Seria o primeiro Fla-Flu da história da Libertadores.
Os jogos de volta das quartas-de-final estão marcados para a próxima semana. O Flamengo jogando em Brasília, no Mané Garrincha, com 30% da capacidade liberada para os torcedores. O Atlético-MG também terá a presença de público no segundo jogo contra o River, no Mineirão. O clássico Palmeiras x São Paulo não terá torcida. O Flu será o único a jogar fora do Brasil.