Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Detran dá início a ‘Operação Respeito na Faixa’

  • Agência Brasília
  • 26/07/2021
  • 10:56

Compartilhe:

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) deu início a Operação Respeito na Faixa que tem o objetivo de resgatar o respeito ao pedestre na faixa, por meio da integração entre os três pilares da segurança no trânsito: educação, engenharia e fiscalização.

De acordo com o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, apesar da crescente redução de mortes de pedestre, principalmente na faixa, ao longo dos anos, o aumento de 32% das autuações, nesse primeiro semestre, por desrespeito à travessia na faixa indica que o condutor brasiliense vem perdendo o sentimento de orgulho do respeito à faixa de pedestre. “Somos referência nacional, e por isso queremos resgatar a cidadania, resgatar o respeito ao pedestre”, completa o diretor-geral.

 “Modus operandi”

As ações conjuntas serão intensificadas no período de volta às aulas no mês de agosto. As faixas próximas a escolas serão priorizadas | Foto: Divulgação/Detran

A Diretoria de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran fez um levantamento das vias mais movimentadas e que possuem faixas de pedestres não semaforizadas.

Em cada coordenação regional de trânsito, serão montados cerca de dois ou três pontos diários de fiscalização. A operação “Respeito na faixa” consiste em manter agentes de trânsito nas sinalizações de travessia para coibir o desrespeito. 

Enquanto a fiscalização de trânsito estiver de olho naqueles que insistem em desrespeitar as regras de circulação, as equipes de educação estarão em outras faixas, na mesma região administrativa, orientando os pedestres quanto à travessia segura pela faixa, e também conscientizando condutores quanto à importância do respeito aos mais vulneráveis no trânsito.

Além disso, a diretoria de engenharia atuará na manutenção da sinalização horizontal, seja por meio de revitalização de pintura ou por lavagem das faixas.

No mês de junho, o Detran realizou a lavagem de 594 faixas de pedestres. O trabalho de lavagem das faixas iniciou no dia 9 de junho, na faixa em frente à Escola Classe 4, na 2ª Avenida do Núcleo Bandeirante.

 As ações conjuntas serão intensificadas no período de volta às aulas no mês de agosto. As faixas próximas a escolas serão priorizadas. 

 Dados e estatísticas 

De janeiro a junho deste ano, 4.466 condutores foram autuados por infringir o artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro, enquanto no mesmo período de 2020, foram flagrados 3.388 condutores pelo mesmo motivo.

Nos anos de 2016 e 2017, foram registradas cinco mortes de pedestres na faixa, respectivamente. Em 2018 e 2019, dois pedestres morreram atropelados na faixa, em cada um dos anos. Em 2020, ocorreu uma morte na faixa. 

* Com informações do Detran-DF

Compartilhe essa notícia:

Picture of Agência Brasília

Agência Brasília

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

O alerta global que o Brasil não pode ignorar

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

O alerta global que o Brasil não pode ignorar

5 de dezembro de 2025

STF marca julgamento dos réus do caso Marielle para fevereiro de 2026

5 de dezembro de 2025

Copa do Mundo: Brasil pega grupo com Marrocos, Escócia e Haiti

5 de dezembro de 2025

Alexandre de Moraes entra em lista dos mais influentes do ano do Financial Times

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.