A fase de grupos na Libertadores terminou sem muitas surpresas. Pelo maior poder econômico e tradição no futebol, os times argentinos e brasileiros sempre são apontados como favoritos no início das competições sul-americanas. Sem a presença dos torcedores nos estádios por causa da pandemia, o desequilíbrio técnico ficou ainda maior, sem a pressão que vinha da arquibancada interferindo diretamente no jogo.
Brasileiros e argentinos até encontraram dificuldades na primeira fase, mas apenas o Santos ficou de fora, ao ser eliminado em um grupo que contava com o gigante Boca Juniors e com o tradicional Barcelona do Equador, que se classificaram. O Fluminense foi a maior surpresa, conseguindo uma classificação histórica ao bater o River Plate no Monumental por 3 a 1 na última rodada.
O Flamengo também confirmou a liderança ao empatar sem gols com o Velez, no Maracanã. O São Paulo, campeão paulista em cima do Palmeiras, fez campanha pior que o rival na Libertadores. O alviverde teve 5 vitórias em 6 jogos e conseguiu a liderança do grupo. O tricolor passou em segundo lugar e poderá enfrentar um dos brasileiros nas oitavas-de-final.
O Atlético-MG fez a melhor campanha da primeira fase, com 5 vitórias e 1 empate, podendo decidir a vaga em casa em todas as fases seguintes, caso avance na competição. O Internacional também terminou em primeiro, mas, com apenas 10 pontos, foi o pior líder da primeira fase em um grupo teoricamente fácil, com um time venezuelano e um boliviano.
Argentina e Brasil terão 6 representantes cada, entre os 16 times da segunda fase. O Paraguai terá duas equipes, Chile e Equador um time cada. O sorteio dos confrontos será na terça-feira (1º/6), com os times do pote 1 enfrentando os do pote 2. Os jogos serão disputados em julho, após a Copa América.
Pote 1 (primeiros colocados dos grupos)
● Palmeiras
● Internacional
● Barcelona de Guayaquil (EQU)
● Fluminense
● Racing (ARG)
● Argentinos Juniors (ARG)
● Flamengo
● Atlético-MG
Pote 2 (segundos colocados dos grupos)
● Defensa y Justicia (ARG)
● Olimpia (PAR)
● Boca Juniors (ARG)
● River Plate (ARG)
● São Paulo
● Universidad Católica (CHI)
● Vélez Sarsfield (ARG)
● Cerro Porteño (PAR)