A Secretaria de Saúde do Distrito Federal suspendeu a aplicação e agendamento da vacina contra a Covid-19 em gestantes com comorbidades. A decisão é baseada em uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), feita na segunda-feira (10).
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Segundo a agência, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer, por resultado do monitoramento de eventos adversos das vacinas contra a covid-19 em uso no país.
“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.
Em nota, a secretaria de Saúde do DF informou que aguarda recomendações técnicas do PNI. Não foram dados detalhes sobre o novo esquema de vacinação para gestantes, já que a maioria das doses em uso na capital são da AstraZeneca. No entanto, a pasta alerta que não houve registro de evento adverso grave em gestantes vacinadas no DF.
*Com informações Agência Brasil