Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil

13º Prêmio será entregue na quinta-feira (20)

  • Redação
  • 18/08/2020
  • 08:59

Compartilhe:

Evento será realizado virtualmente e terá show de Fernanda Abreu. Foto: Congresso em foco

O 13º Congresso em Foco de Jornalismo será entregue nesta quinta-feira (20), a partir das 20h. Devido à pandemia do novo coronavírus, pela primeira vez, a premiação não será feita presencialmente. A entrega virtual terá transmissão ao vivo pelas redes sociais e pela página do Congresso em Foco.

A votação na internet ocorreu de 17 a 31 de julho, período em que o júri e os jornalistas também escolheram os seus premiados, que são eleitos por três públicos diferentes: a votação popular via internet; a votação do júri especializado; e a dos jornalistas.

Mais de 2 milhões de pessoas participaram da votação popular. Pelo regulamento do prêmio, só puderam ser votados senadores e deputados que não são alvo de acusações criminais e que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias em 2020. Houve corrida nas redes sociais, onde celebridades e políticos que não concorreram fizeram campanha pedindo votos para os congressistas que apoiam.

O público pôde votar nas categorias gerais Melhores da Câmara e Melhores do Senado e nas especiais Defesa da Educação, apoiada pelo programa Todos pela Educação, e Clima e sustentabilidade, oferecida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS).

Também serão premiados os parlamentares mais bem avaliados por 21 jornalistas que acompanham as atividades do Congresso Nacional. Já o júri especializado reuniu representantes dos meios empresarial, acadêmico, trabalhista e do terceiro setor, além de um integrante da equipe do Congresso em Foco.

O editor do portal, jornalista Sylvio Costa, explica que a 13ª edição do Prêmio Congresso em Foco “mantém a tradição dos anos anteriores de valorizar a atuação parlamentar e a democracia, incentivar as boas práticas na política e desfazer o mito de que todos políticos são iguais”.

Fernanda Abreu – Neste ano, após a premiação, a atração musical será a cantora Fernanda Abreu, que cantará alguns de seus principais sucessos. Com mais de 30 anos de carreira, a cantora, bailarina e compositora despontou nacionalmente na década de 1980 como backing vocal da banda Blitz. Em 1990 ela partiu para uma bem-sucedida carreira solo, com vários hits pop.

Jurados – Pelo quarto ano consecutivo, um júri especializado participará da escolha dos melhores parlamentares federais do País. A lista dos deputados e senadores aptos a disputar o Prêmio em 2020 está no site Congresso em Foco.

Segundo o regulamento, um dos jurados representará o Congresso em Foco, organizador do evento. Os demais, para assegurar pluralidade de escolhas e de visões, devem ter vínculos, respectivamente, com as áreas empresarial (Carolina Venuto), trabalhista (Viviane Pontes Sena), acadêmica (Carlos Nobre) e com entidades do terceiro setor (Priscila Cruz). Leia o perfil de cada um deles:

Carlos Nobre – formado em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), é um dos mais conhecidos cientistas brasileiros, hoje dedicado ao monitoramento legislativo de temas ligados ao meio ambiente. É doutor em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atuou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e foi pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Integrou a equipe de cientistas responsáveis pelo Painel Global de Mudanças Climáticas, agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento e senior fellow da divisão brasileira do World Resources Institute.

Tudo no Congresso é pautado pelo lobby, afirma presidente da Abrig |  Congresso em Foco

Carolina Venuto – presidente da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), entidade da qual já foi diretora capacitacional e coordenadora dos comitês de Jovens e Mulheres. Graduada em Direito e pós-graduação em Direito Público e Ciência Política, é sócia-diretora da Ética, Inteligência e Política. Anteriormente, adquiriu experiência em relações institucionais e governamentais no Ministério da Justiça, na Dominium Consultoria Política e no Itaú Unibanco, e como advogada associada dos escritórios Lamounier, Valadares, Vulcanis, e Nelson Paschoalotto.

Conheça os jurados do Prêmio Congresso em Foco 2020 | Congresso em Foco

Edson Sardinha – editor-executivo do Congresso em Foco, no qual atua desde sua fundação, em 2004, é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Foi assessor de imprensa do governo de Goiás. É um dos autores da série de reportagens sobre a farra das passagens aéreas, vencedora do Prêmio Embratel de Jornalismo Investigativo/Tim Lopes e que rendeu o Prêmio Esso ao site em 2009. Ganhou duas vezes o Prêmio Vladimir Herzog, com série de reportagens sobre defensores de direitos humanos jurados de morte (1º lugar na categoria revista) e a história de um deputado ameaçado por grupos de extermínio (menção honrosa).

Precisamos de governos que tenham obsessão por resultados em educação, diz  presidente do Todos pela Educação | GaúchaZH

Priscila Cruz – presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação. Mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, recebeu o prêmio de aluna destaque 2014/2015. Graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), do Museu de Arte Moderna – MAM de São Paulo, da Fundação Itaú de Educação e Cultura, do Instituto Singularidades, do Centro de Estudos de Educação e Inovação em Educação da FGV/RJ e do Instituto Rodrigo Mendes; também é membro do Grupo de Estudos de Educação do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp.

Conheça os jurados do Prêmio Congresso em Foco 2020 | Congresso em Foco

Viviane Ponte Sena – jornalista com mais de 20 anos de experiência no acompanhamento do Congresso Nacional, é coordenadora da assessoria do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), organismo mantido pelo movimento sindical para monitorar o debate e a elaboração de leis. É responsável pela redação final, edição e revisão das publicações Radiografia do Novo Congresso e Os Cabeças do Congresso Nacional, do Diap. Foi assessora de imprensa e coordenadora de comunicação de várias entidades associativas e de classe, além de repórter da Radiobrás (atual EBC).

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

A grandeza das cidades médias brasileiras

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Você precisa saber o que é desincompatibilização

Últimas Notícias

Confira a lista de vencedores do Globo de Ouro 2026

11 de janeiro de 2026

Centro de Línguas de Novo Gama abre vagas para cursos gratuitos

11 de janeiro de 2026

Aberto concurso com salários de até R$ 6 mil em Valparaíso

11 de janeiro de 2026

Feliz Ano Novo à categoria bancária!

11 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.