O Partido Verde repudiou a fala do ministro da Educação, Abraham Weintraub, proferida durante reunião oficial do governo, em que afirma que Brasília é uma “porcaria que precisa acabar”. Quem assina a carta é o presidente do PV-DF, Eduardo Brandão, e seu correligionário deputado federal Israel Batista.
O deputado costuma classificar Weintraub como “o pior ministro da história” e retrucou as falas: “porcaria é sua gestão”.
Veja:
Nota na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO – PARTIDO VERDE DO DISTRITO FEDERAL
O Partido Verde do Distrito Federal repudia a fala do atual ministro da Educação, Abraham Weintraub, proferida durante reunião oficial do governo, em que afirma que Brasília é uma “porcaria que precisa acabar”. O discurso desrespeitoso fere o decoro do cargo de ministro da República e, diretamente, atinge todos os milhares de brasilienses e brasileiros que têm tanto orgulho de nossa capital.
Acostumado a tratar com termos de baixo calão e vulgares sobre diversos assuntos que parece não ter amplo domínio – prática costumeira daqueles que não compreendem a liturgia necessária para os cargos que ocupam, o ministro com tal afirmação fere o orgulho dos que aqui constroem, diariamente, suas trajetórias honradas de vida.
Nossa cidade, a única da Era Moderna a ostentar o título de patrimônio da humanidade, erguida sob cuidadosa gestão de Juscelino Kubitschek e oriunda do sonho de Dom Bosco, merece ter uma longa e próspera história, para além de ataques feitos por grupos políticos que perpetuam sua política baseada em discursos de ódio.
Esta “porcaria que precisa acabar” é o símbolo da democracia de nosso país. Lar de todos os Poderes da Pátria e construída para acolher brasileiros de todas as regiões. Brasília é também emblema de resistência contra avanços de práticas fascistas e de projetos pretendem implantar modelos antidemocráticos em nosso país. Nossa cidade não só não acabará, como também servirá sempre como a ágora de juízo para aqueles que, ao chegarem no poder, perdem a grandeza de usá-lo em prol do bem-estar de todo o povo brasileiro.
Talvez, hoje, em meio ao caos sanitário instaurado no Brasil, o maior problema de nossa cidade seja ser hospedeira daqueles que carregam o vírus da ignorância. Esperamos que, em breve, voltemos a ser livres de tão nefastas presenças.
Brasília continuará, imponente, amada e democrática.
Eduardo Brandão
Presidente do Partido Verde do Distrito Federal
Israel Batista
Deputado Federal do Partido Verde do Distrito Federal