Gil Karlos Ferri (*)
Embora a
vitivinicultura apareça como tema recorrente em diversas áreas do conhecimento
de países europeus, no Brasil as pesquisas ainda são incipientes. Nas últimas
décadas, o crescimento da produção e consumo de uvas e vinhos vêm conferindo
especial importância ao setor vitivinícola. Notando o dinamismo deste setor e suas
implicações socioambientais, precisamos compreender os processos históricos da
interação entre sociedades, espaços geográficos e espécies viníferas, sob a
perspectiva da História Ambiental Global.
No século XX, o vinho tornou-se
uma commodity de estratégica
relevância econômica e social. Este interesse é justificado por sua milenar importância
simbólica e cultural, bem como, notadamente, seu alto valor agregado. Para
muitas culturas, o vinho é considerado um alimento. Além disso, pesquisas têm
demonstrado aspectos positivos do consumo moderado do vinho para a saúde, relacionando
a bebida com a prevenção de doenças, a longevidade e uma melhor qualidade de
vida.
No Brasil, a produção
de uva e vinho tornou-se um negócio expressivo com a imigração italiana, pesquisas
tecnocientíficas e incentivos governamentais. A produção vitícola teve impulso
com a importação de variedades europeias, americanas e híbridas introduzidas nas
áreas de colonização italiana do país, como a Serra Gaúcha e o Sul de Santa
Catarina.
Em
consequência do crescimento do mercado consumidor, a partir da década de 1970
verifica-se uma modernização da vitivinicultura brasileira. Entre as principais
regiões produtoras, destacam-se a Serra e a Campanha Gaúcha, o Planalto de
Santa Catarina, o Vale do Rio São Francisco, o Norte do Paraná, o Noroeste de
São Paulo e o Norte de Minas Gerais.
Tratando-se de terroirs recentíssimos no mundo do vinho, o Brasil precisa (re) conhecer seu passado de ocupação e usos da terra, para compreender a importância atual e futura de seus recursos naturais e vislumbrar a sustentabilidade nestes espaços através, quiçá, do enoturismo.
(*) Pesquisador em Vitivinicultura e História Ambiental Global (UFSC)