• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil, Economia

Lei que cria a Empresa Simples de Crédito será sancionada

  • Redação
  • 24/04/2019
  • 14:20

Compartilhe:

Na tarde desta quarta-feira, 24 de abril, o presidente Jair Bolsonaro irá sancionar a Projeto de Lei Complementar (PLC) 420, que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC). A proposta é capitaneada pela Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) com apoio do Sebrae. A cerimônia acontecerá no Palácio do Planalto, a partir das 15h.

O projeto foi aprovado pelo Senado Federal no dia 19 de março e ampliará as alternativas de crédito para os pequenos negócios, como as MPE, os Microempreendedores Individuais (MEI) e também Empresas de Pequeno Porte (EPP). “A criação da Empresa Simples de Crédito democratizará o acesso ao crédito para nossas MPEs e MEIs. Os recursos irão circular nas pequenas comunidades, já que por meio da ESC empresários irão realizar empréstimos para outros empresários. Será um grande movimento de crédito, sem intermediação”, explica o superintendente do Sebrae no Distrito Federal, Valdir Oliveira.

De acordo com levantamento do Sebrae Nacional, 30% das MPEs não têm qualquer relação com bancos como pessoa jurídica. Esse percentual sobe para 55% entre o Microempreendedores Individuais (MEIs). O estudo, que ouviu pouco mais de 3 mil empresários, mostrou ainda que 20% já tiveram o pedido de empréstimo negado por instituições bancárias. Desse total, 21% apontaram que a recusa ocorreu porque os bancos não dispunham de linhas específicas para suas necessidades.

Um outro levantamento realizado pela instituição durante o ano passado também comprova a necessidade de facilitar o acesso ao crédito. Para 51% dos MPEs e MEIs, a redução dos juros seria a principal medida para facilitar a tomada de empréstimos, enquanto que, para 17%, a diminuição da burocracia seria outra maneira de aproximar o segmento dos bancos.

Com a sanção da lei, a expectativa é que seja ampliada a competição com os bancos, bem como a oferta de financiamento nas localidades em que as grandes instituições bancárias não atuam. “É o microcrédito chegando de forma mais direta e a um custo mais barato”, conclui Guilherme Afif Domingos, ex-presidente do Sebrae Nacional e atual Assessor Especial de Empreendedorismo e Desburocratização do Ministro da Economia.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

O novo tabuleiro da IA

Júlio Pontes

Veja o desempenho dos deputados federais no Instagram em fevereiro

Últimas Notícias

Ângelo Pignaton/Agência CLDF

Resultados Fiscais do GDF: Audiência na CEOF em 11/03/2026

11 de março de 2026
Reprodução: Instagram

Wagner Moura Apresenta Oscar 2026 – Orgulho do Cinema Brasileiro

11 de março de 2026

A guerra afeta a energia e a logística no mundo, destacando

11 de março de 2026

“Não nos preocupemos com o gênero da presidenta”, diz Erika Hilton

11 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?