Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Entrevista Edson de Castro Fortalecer as empresas e gerar empregos

  • Orlando Pontes
  • 24/04/2019
  • 11:35

Compartilhe:

Na terça-feira (30), o setor produtivo fará uma grande festa no teatro Newton Rossi, do Sesc de Ceilândia, para comemorar a sanção, pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), da lei que acaba com o Diferencial de Alíquota (Difal), incidente no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Distrito Federal.

À frente da iniciativa, que considera um “marco histórico” para o empresariado local, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista), Edson de Castro (foto), concedeu entrevista ao Brasília Capital.  

O que é o Difal? – É uma legislação criada em 2015 que obriga as pequenas e microempresas a recolher esse diferencial das compras realizadas nos estados e não podem implementar a compensação tributária mediante aproveitamento de créditos.

O que representa o fim dessa cobrança para o setor produtivo? – O fim do Difal fortalece empresas optantes do Simples Nacional que comercializam mercadorias provenientes de vários estados.

Como foi possível acabar com este tributo? – Foi uma negociação do empresariado junto à Câmara Legislativa com respaldo do GDF.  O projeto de lei 307/2019, proposto pelo Buriti, foi aprovado pela Câmara e será sancionado dia 30 pelo governador Ibaneis Rocha, em solenidade no Sesc da Ceilândia, às 10h. Pretendemos reunir pelo menos 600 empresários nessa festa.

Quanto o Difal representa de custo para as empresas? – O fim do Difal vai diminuir o custo de aquisição dos produtos por parte das empresas do DF, que hoje acabam pagando 5% de ICMS sobre o valor da nota fiscal de entrada da compra interestadual. A medida já foi adotada por alguns estados, a exemplo de Goiás, para aquecer a economia e gerar empregos. 

E deu resultados positivos? – Vivemos num país com 12 milhões de desempregados e já tivemos há poucos anos 14 milhões de desocupados. Isso é grave. O GDF estima uma desoneração tributária de R$ 83 milhões em 2019, alcançando R$ 90 milhões em 2021. Apesar da redução na arrecadação, o governo acredita que a medida, ao fomentar o desenvolvimento dos pequenos negócios, resultará, a médio e longo prazos, em mais tributos.

E o desemprego pode cair? – Esta é a nossa expectativa. O Difal vinha causando prejuízos incontáveis à economia. Temos hoje 15 mil lojas fechadas em entrequadras e em shoppings por uma série de razões, entre elas, o Difal, aluguéis altos, falta de estacionamento, excessiva carga tributária e insegurança. Esperamos que, a partir da sanção da lei pelo governador Ibaneis Rocha, esse cenário mude. As lojas fechadas representam mais de 75 mil pessoas desempregadas.

Qual a garantia a sociedade pode ter de que pagando menos imposto o comércio vai contratar mais trabalhadores? – Não temos dúvida de que pagando menos impostos o comércio terá condições de reduzir parte da massa de desempregados. Os impostos asfixiam o setor produtivo e isso tem que mudar. O próprio secretário de Fazenda, André Clemente, ao defender o fim da cobrança argumentou que impor aos optantes do Simples a cobrança do Difal significa aplicar a micro e pequenas empresas o regime de tributação equivalente ao das médias e grandes empresas.

Como o Sindivarejista participou dessas tratativas? – Foi o Sindivarejista quem mais defendeu, nos últimos anos, o fim do Difal, que trouxe prejuízos ao comércio e agravou o desemprego. Felizmente, o governador mostrou-se sensível às reivindicações do comércio e remeteu aos deputados distritais o projeto que acabou aprovado.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Orlando Pontes

Orlando Pontes

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Republicanos, o fiel da balança no DF

7 de dezembro de 2025

Léo Santana será atração do Viva Piri 2026

7 de dezembro de 2025

120 vagas para concurso para Guarda Municipal em Valparaíso

7 de dezembro de 2025

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

6 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.