Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Política

Troca de marcas é desperdício de dinheiro público

  • Orlando Pontes
  • 26/11/2018
  • 11:08

Compartilhe:

\"\"

Num período de transição nos governos federal e estaduais, com a eleição de novo presidente da República e novos governadores, o publicitário baiano João Silva, um dos maiores criadores de marcas do Brasil, alerta para uma forma comum de desperdício de dinheiro público comum no País: a troca de marcas institucionais.

Diretor da agência Maria, João Silva diz que existem dois aspectos que deveriam ser levados em consideração pelos futuros governantes: a economia de dinheiro público e a compreensão do valor agregado que uma marca carrega. “Nos países desenvolvidos, o brasão, a marca do país, de um estado ou de uma cidade são os mesmos durante décadas, séculos. Isto representa economia para os cofres públicos e fixação de um conceito que fortalece, por exemplo, o turismo local”, avalia.

João Silva cita gastos que são feitos, com a mudança de marca – substituição de todo o material do Estado, como papelaria, uniformes, placas, adesivos, entre outros. “É recurso de impostos pagos pelo cidadão que vai para a lata do lixo”, diz ele.

Além de considerar “pouco inteligente” este tipo de iniciativa, João Silva entende a substituição de uma marca, “por pura vaidade pessoal” do governante recém-instalado, “um desrespeito aos cidadãos que pagam impostos”.

Segundo ele, o dinheiro gasto com a troca de marcas seria muito melhor aplicado, por exemplo, numa campanha publicitária institucional para atrair turistas. “Quem agir assim já chegará ganhando o respeito dos cidadãos”, aposta.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Orlando Pontes

Orlando Pontes

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

6 de dezembro de 2025

Concluída duplicação da BR-050 até Delta-MG

6 de dezembro de 2025

Josafá Santana lança “Animal Poético”

6 de dezembro de 2025

O alerta global que o Brasil não pode ignorar

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.