O Sindicato dos Bancários de Brasília se une a diversos movimentos sociais e organizações feministas para reforçar a luta pelos direitos das mulheres, contra a desigualdade de gênero, a violência política de gênero, a violência doméstica e social contra as mulheres, contra o feminicídio, a feminização da pobreza, por emprego e renda, pelo desarmamento da sociedade e todas as pautas da agenda de mulheres plurais e diversas.
Na quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, essas entidades realizarão o 8 de Março Unificadas DF e Entorno 2023, que este ano realizará a Marcha das Mulheres. A concentração será a partir das 16h, no Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte). Às 17h, elas seguirão pelo Eixo Monumental em direção à Praça do Buriti.
Pauta
Secretária de Mulheres do Sindicato, Zezé Furtado destaca que o Dia das Mulheres de 2023 tem uma simbologia a mais. “Nós, mulheres, somos as grandes responsáveis por barrar o avanço do fascismo no Brasil. Somos as maiores eleitoras do governo popular e democrático que hoje ocupa o Palácio do Planalto. Este governo que já se iniciou valorizando as mulheres, nomeando várias delas para cargos que usualmente eram oferecidos aos homens. É o caso do Banco do Brasil, que, pela primeira vez na sua história de mais de 200 anos, é presidido por uma mulher. E, à frente do Ministério da Mulher, temos uma militante feminista, a ministra Cida Pereira, e não uma representante da extrema direita, fascista e criminosa”. E finaliza: “No dia 8 de março, marcharemos para levar a nossa pauta ao Governo do Distrito Federal. Participem!”.