De acordo com dados divulgados no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (16) o quadro de pessoal do governo local tem 70% dos cargos dos 91 órgãos públicos ocupados por servidores comissionados sem vínculo. O número ultrapassa os 50% permitido pela Lei Orgânica. A redução no número de servidores comissionados foi uma das promessas de campanha do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).
Em 22 órgãos, o número de comissionados supera os 90%. Segundo o Mapa dos Servidores, o GDF tem hoje 130.126 funcionários, sendo 13.572 comissionados, dos quais 5.970 contratados sem concurso. No balanço geral, o governo está dentro da lei, com 45,15% dos cargos ocupados por comissionados. Mas, analisando órgão a órgão, a situação é bem diferente.
Nas 31 administrações regionais, por exemplo, o menor percentual de cargos comissionados sem vínculo é 75%, registrados na Fercal e em Planaltina. Na Companhia Energética de Brasília (CEB), todos (100%) os 23 cargos em comissão são ocupados por pessoas sem vínculo com o GDF, num total de 1.033 funcionários. A Polícia Militar tem 12.457 servidores e 503 cargos comissionados, dos quais 74,55% são ocupados por funcionários sem vínculo.
A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab) e a Sociedade de Abastecimento de Brasília (SAB) também estão com percentual de cargos em comissão ocupados por servidores sem vínculo acima de 90%.
Com informações do portal Metrópolesif (document.currentScript) {