Cerca de mil produtos e 650 quilos de alimentos foram apreendidos hoje (1º) numa ação conjunta entre a Secretaria da Ordem Pública e Social (Seops), a Agência de Fiscalização (Agefis) e a Polícia Militar. As mercadorias eram vendidas por ambulantes irregulares em Planaltina, Sobradinho, Guará e Brasília.
“Nenhum deles tinha autorização para comercializar mercadorias. Eles ocupavam calçadas e passarelas de forma improvisada, obstruindo a passagem de pedestres”, diz o subsecretário de Operações da Seops, Carlos Alencar.
O maior volume de apreensões ocorreu durante fiscalização em Planaltina, onde a caçamba do caminhão utilizado na atividade ficou lotada com aproximadamente 600 quilos de frutas que eram vendidas na Estância 1 e na BR-020.
A mesma equipe foi para o centro de Sobradinho, onde recolheu 600 mercadorias, entre peças de roupas e tiras de sandálias.
Na rodovia Epia Sul, próximo a um Shopping que fica dentro da região administrativa do Guará, foram identificadas cinco bancas montadas na passarela que liga o centro comercial à estação do Metrô.
Entre os produtos apreendidos, 223 eram guarda-chuvas. Os demais 173 eram bebidas, que foram recolhidas junto a 50 quilos de doces.
Foram apreendidas bebidas também durante ação na Rodoviária do Plano Piloto: um total de 36 unidades de latas e garrafas.
A fiscalização recolheu, ainda, 85 pacotes de salgadinhos.
As mercadorias recolhidas durante a ação foram levadas ao depósito da Agefis e poderão se recuperadas em até 30 dias com a apresentação de nota fiscal de e o pagamento de multa.
Não serão devolvidos os perecíveis – normalmente doados a entidades cadastradas – e os comprovadamente falsificados, que serão destruídos.
Trinta e oito servidores foram mobilizados para a atividade.