Termina nesta sexta-feira (29) a campanha para arrecadação de itens de higiene pessoal e beleza para mulheres de rua do Distrito Federal. A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, inspirada em ações que surgiram em redes sociais, desde 17 de fevereiro. A ideia é que mulheres doem escovas, pasta de dente, hidratante, absorventes, peças íntimas e maquiagem dentro de bolsas que não usam mais.
A campanha alcançou quase 900 compartilhamentos nas primeiras nove horas. De acordo com o GDF, houve até este domingo a doação de 340 bolsas, porém cerca de cem delas não continham acessórios.
As doações podem ser entregues nos centros especializados de atendimento à mulher da Estação 102 Sul do Metrô e da QNM 02 de Ceilândia, além de na Casa da Mulher Brasileira, na 601 Norte.
Dados da Secretaria de Direitos Humanos apontavam em 2015 haver 4 mil moradores de rua. \”Dá tempo de falar com as amigas e fazer um mutirão para ajudar as mulheres que tanto precisam\”, postou o GDF. \”E os homens que se sensibilizarem com a causa também podem participar.\”
Outras ações
O GDF também já usou redes sociais para falar sobre aleitamento materno, racismo, assédio sexual no transporte público, doações de sangue, medula e cabelo, economia de água, lixo jogado nas ruas, tráfico de pessoas, valorização dos espaços públicos, uso de bicicleta, saúde do homem e da mulher e campanha de doação de água para Governador Valadares.