A primeira avaliação do presidente Lula divulgada na terça-feira (14) pela Genial/Quaest aponta que 40% dos brasileiros reconhecem o novo governo como bom ou ótimo. Em 45 dias de mandato, o petista já deixou para trás a imagem ruim que recaía sobre o Planalto após a desastrosa passagem de Jair Bolsonaro (PL). Prova disso é que 65% dos entrevistados entendem que o comportamento de Lula é condizente com o cargo que exerce.
No recorte por região, 62% dos nordestinos avaliam positivamente a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. No Norte, o índice de aprovação é de 35%, enquanto no Sul e no Sudeste é de 34%. O Centro-Oeste, onde Bolsonaro recebeu 60% dos votos válidos, Lula registrou a menor classificação de bom ou ótimo: 29%.
Entre as mulheres, 44% das entrevistadas veem o mandato de Lula como positivo. Já entre os homens, a avaliação positiva é de 37%. Segundo o levantamento, os maiores problemas do país apontados pelos entrevistados são economia (30%) e questões sociais (29%). Na sequência, aparecem como preocupações saúde e covid-19 (11%), corrupção (8%), outros assuntos (7%), violência (6%) e educação (4%). Outra impressão dos brasileiros é que 64% acreditam que o novo governo se importa “com pessoas como você”.
A pesquisa da Quaest ouviu 2.016 pessoas no Brasil, de 10 a 13 de fevereiro. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais para mais ou para menos.