O Distrito Federal passa a contar com 20 novas creches, ou centros de Educação da Primeira Infância (Cepis). As instituições atendem, cada uma, 112 crianças de quatro meses a cinco anos, em horário integral – das 7h às 17h – e com cinco refeições diárias. Com as inaugurações de ontem, serão atendidas 4.780 crianças em 28 creches públicas.
- Advertisement -
O governador Agnelo Queiroz fez a inauguração simbólica das unidades no Cepi Ipê-Rosa, na QN 508 de Samambaia. A solenidade teve a presença do ministro da Educação Henrique Paim.
Além da Ipê-Rosa, Samambaia recebeu mais seis Cepis. Ceilândia e Recanto das Emas ganharam quatro unidades cada uma, Santa Maria, três, Planaltina ganhou duas, e Sobradinho, uma. Para essas realizações foi destinado um investimento de R$ 52 milhões, sendo R$ 23 milhões do DF e 29 milhões da União por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). As obras começaram no ano passado.
O GDF planeja chegar à 112 unidades de educação para a primeira infância, com cerca de 20 mil vagas.
Critérios
Para concorrer às vagas, os pais ou responsáveis devem se inscrever diretamente nas secretarias da unidade escolhida, entre 9h e 17h, e apresentar CPF, RG, comprovante de residência e de renda (informar se a família é de baixa renda), certidão de nascimento da criança, laudo médico, risco nutricional e medida protetiva, se necessário, e informar se a mãe é trabalhadora. Todas essas informações são necessárias para verificar os critérios sociais em que a família se encontra.
O ministro da Educação reconheceu que priorizar a educação infantil é de suma importância, uma vez que \”é a raiz contra a desigualdade educacional\”.
saibamais