Um levantamento feito pela Gerência de Estatística do Departamento de Trânsito (Detran) – com dados fornecidos pelo Instituto de Medicina Legal (IML) – apontou que 21% das pessoas que morreram nas vias do Distrito Federal, no primeiro semestre deste ano, tinham ingerido bebida alcoólica. O exame de sangue realizado pelo IML em vítimas fatais de acidentes de trânsito apontou resultado positivo para álcool em 38 dos 180 mortos.
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O dado é bastante preocupante e fez com que o Detran mudasse o foco da campanha de álcool, antes mais direcionada aos condutores, para um conceito mais abrangente, incluindo os riscos que pedestres e ciclistas correm ao transitar pelas vias alcoolizados.
Nas vias internas das cidades, administradas pelo Detran, o segmento que apresentou maior índice de vítimas alcoolizadas foi o de motociclistas. Os dados mostraram que cinco dos 20 motociclistas mortos tinham ingerido bebida alcoólica, um índice de 25%. Já nas rodovias distritais e federais que cortam o DF, a presença de álcool foi constatada no sangue de quatro dos 25 motociclistas mortos (16%).
Com base nesses dados, o Detran já preparou ações educativas e de fiscalização com foco na condução de motocicletas. Por isso, o órgão esteve presente no evento Brasília Motocapital, ocorrido em julho deste ano, na Granja do Torto, realizando campanha educativa com o slogan “Motociclista: se beber, não pilote”. As equipes de fiscalização também estão mais atentas às motocicletas, durante todas as abordagens, principalmente quando há blitz do bafômetro.
A ocorrência de alcoolemia também esteve presente em 16 dos 56 pedestres mortos (28%) e cinco dos 20 ciclistas vitimados (25%). Como a Lei Seca não atinge esses dois segmentos, a conscientização é a única arma contra essas mortes.
A análise por tipo de via apontou que o número de pedestres mortos sob efeito de álcool foi de 35% nas rodovias (11 de 31) e 25% nas vias urbanas (5 de 20); já os ciclistas alcoolizados representaram 30% das ocorrências nas rodovias (3 de 10) e 20% nas vias urbanas (2 de 10).
Paz no Trânsito
A nova campanha publicitária já está sendo veiculada em TV, rádio, internet, jornais impressos, além de shoppings, faculdades, elevadores, supermercados e na rodoviária do Plano Piloto. O Detran incentiva a população a contribuir com a Paz no Trânsito, seja dirigindo o veículo de alguém que bebeu, convencendo pessoas alcoolizadas a não assumirem a direção de veículos – motorizados ou não -, auxiliando pedestres alcoolizados na travessia de vias e procurando alternativas de transporte público na volta para casa depois de beber.
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