O Ministério da Gestão divulgou na quinta-feira (23) a nova data para a realização do Concurso Unificado que estava marcado para o início de maio e foi adiado devido à tragédia que assola o Rio Grande do Sul e já deixou 163 vítimas fatais, 72 desaparecidas, 806 pessoas feridas e mais de 647 mil pessoas desabrigadas. As provas serão realizadas no próximo dia 18 de agosto.
O Concurso Unificado, que também está sendo chamado de Enem dos Concursos, era para ter as provas realizadas no dia 6 de maio, mas para evitar judicialização na aplicação das provas, por inscritos nas regiões afetadas pelas chuvas, que poderiam exigir uma prova de igual teor e em nova data, isso elevaria o custo do concurso e as pendências judiciais.
Para não correr este risco o governo seguiu principalmente a sugestão do então ministro da Secom, Paulo Pimenta, que há época deu a ideia de suspender todo o certame em nível nacional.
Com a nova data, mais de 2 milhões de concurseiros voltam a focar nos estudos e em tudo que precisam fazer para chegar bem ao dia da prova. Mesmo sendo aplicado em todas as regiões do País, alguns candidatos preferem concorrer fora de suas regiões de residência.