Um dos pontos de maior efervescência cultural do DF foi fechado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) na quinta-feira (30). O Balaio Café, na 201 Norte, foi multado por tocar música alta durante a noite. Fiscais identificaram que o volume chegou a 61,8 decibéis – o permitido pela lei são 55 decibéis. Na quarta-feira (6) os frequentadores do bar se reuniram na Praça da 201 Norte para se manifestarem contra o que chamaram de ‘censura’.
- Advertisement -
Além da interdição, o estabelecimento também foi multado em R$ 20 mil. O Ibram age com base na Lei do Silêncio, aprovada sem discussão na CLDF em 2007, mas que passou a ser realmente fiscalizada em 2012.
Há nove anos, o Balaio Café é palco de diversas manifestações culturais e berço da cultura brasiliense. São músicos, poetas, escritores e intelectuais que ali se encontram diariamente para procurar outro caminho para a cidade, diferente das mazelas frutos da política latente na capital do país. O estabelecimento tem mais de 40 empregados formais.
No espaço funciona biblioteca, cineclube, dois palcos de música, exposições, centro psicossocial de acolhimento da população de rua da 201 Norte e um circo. Tudo parado.